quinta-feira, 24 de julho de 2008

Eu quero...

Olá a todos!
Aviso que quem encontrar lagartas ou crisálidas de Charaxes Jasius, Borboleta do Medronheiro, terei o prazer de as comprar. Podem entrar em contacto comigo, aprtir deste mail e não pelo blogue: franeves@gmail.com

Obrigado a todos.

Podem identificar a espécie, aqui: http://lepidopteros.do.sapo.pt/Charaxes%20jasius.htm

Saidas de Campo (êxito)

Nesta pequena saida de campo, encontrei um Papilio Machaon numa Arruda a pôr ovos então capturei a borboleta e trouxe uns ramos de Arruda para casa. O que aconteceu: Para além do ovo posto pêla fêmea encontrei nos ramos 7 lagartas de Papilio Machaon e bem gordinhas na fase, L3 e L5!
Agora nas ultimas três crisálidas que tenho desta espécie (as outras três morreram) juntam-se mais seis lagartas para eclodirem em Agosto e completar a ultima geração deste ano!



Lagarta de Papilio Machaon, L4

sábado, 19 de julho de 2008

Chegaram

Numa troca rápida com um amigo, recebi na quarta passada 6 crisálidas de Papilio Machaon e sementes de três espécies de Aclépias.
Enquanto a Lagartagis alimenta as lagartas de Monarca com Algodoeiros-Falsos na América a terra nativa destas Danaus, alimentam-se de plantas da familia das Asclépias.
Alimenta-se de Asclepia Syriaca, Tuberosa e Currassiva.


Continuando com as Papilio Machaon, foram retiradas do frio1 na quarta o que indica que elas puderam começar a eclodir por volta de terça até fazerem duas semanas.
Quando eclodirem terei de arranjar funcho e não Arruda, porque funcho é o que não falta no Verão enquanto as Arrudas para as arranjar na Natureza é mais dificil por isso teria de comprar e porquê gastar dinheiro enquanto posso arranjar funcho.

(Frio)1- Sim, foram retiradas do frio. Uma técnica usada por entomólogos, como os Papilio Machaon têm a capacidade de hibernarem no Inverno em crisálida, se as pusermos a uma temperatura de 4 graus centígrados para cima elas podem sobreviver alguns meses.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Actualização

Nestes dias que não escrevi tenho andado com espécies que nunca antes tinha criado uma delas é a Iphiclides Feisthamelii (Zebra), as lagartas são verdes em forma de lesma. Mas é muito dificil encontrar estas lagartas, quanto mais criá-las!!!

Um verdadeiro desastre!

Depois destas lagartas não houve mais criações com o estado larvar.

Agora em 2008 ou 2009, tentarei crair as Danaus Plexippus (Monarcas) o problema é onde.
Tentarei trocar com a Lagartagis Algumas espécies de borboletas (em massa) e pelos vistos 'valiosas' para poder trocar.

Veremos o que vem a seguir.

Olá! Não abandonei o blogue!

Desculpem esta minha ausência mas começaram as férias de Verão e não tinho muito tempo para andar no computador como no Inverno! Mas bem, hoje é dia 9 de Julho e a ultima vez que escrevi foi a 14 de JUNHO!!!

Por isso vou actualizar as criações....