sábado, 20 de setembro de 2008

BORBOLETAS TROPICAIS

Depois de estar mais de um ano a criar borboletas ibéricas, eu e mais um amigo meu decidimos comprar crisálidas de borboletas tropicais. Escolhi as mais fáceis de criar e as que tinham um clima parecido com o nosso.
Encomendarei 25 crisálidas de 10x10x5 ou seja:
-10 Papilio Demoleus
-10 Hypolimnas Bolina
-5 Doleschalia Bisaltide

Uma delas alimenta-se de Limeira (Papilio Demoleus) a árvore das limas e as outras duas não sei se a planta existe cá (Hypolimnas Bolina e Doleschalia Bisaltide). Ainda ando a estudá-las porque é a primeira vez que crio borboletas tropicais e os cuidados são mais intensos, mas vou tentar aguentar-me! Claro que quem saiba alguma coisa que não esteja referida neste texto sobre estas três espécies, pode como sempre, informar-me.

Até estas borboletas morrerem vou formar um diário para vos contar o sucedido e não sucedido destas três espécies.







Capturei hoje, uma Charaxes Jasius, a Borboleta do Medronheiro. A maior borboleta diurna da fauna ibérica mas que recentemente penso que a maior seja a Papilio Machaon, Cauda de Andorinha que em certos caso ultrapassou os 10cm de envergadura (fêmeas). Esta espécie é muito engraçada pois voa como pássaros e até os persegue num caso dum macho! São muito territorias e podem sair da luta territorial com as asas partidas. Se as querem encontrar certifiquem-se que há vários Medronheiros na zona e Figueiras (adoram figos podres) e se houbver podem fazer uma armadilha que consiste em pegar num copo de vinho e daixá-lo ao ar livre, no que resulta numa observação do adulto a sugar o vinho.

5 comentários:

antonio.... disse...

lool, boa e tem cuidado com asborboletas para n morreremecom a charaxes jasius tb lool

boa sorte

Dama do Lago disse...

Essas borboletas exóticas, vais mantê-las presas ou vais soltá-las?

Francisco Neves disse...

É claro que presas! É ilegal soltar borboletas exóticas num sitio onde não hajam. Mas mewmo assim obrigado pelo interesse. Também não há problema elas não se importam de estar num sitio fexhado, desde que tenha condiçoes elas não se importam.

Charlene disse...

ola!

Eu estou em busca de borboleas para soltar em meu casamento poderia me ajudar?

willian disse...

borboletas minha paixão, amo a natureza.