quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pão, Queijo e Vinho... e borboletas?

De certeza que já há pessoas com o conhecimento desta feira cá em Azeitão, e como a minha mãe vai lá fazer uma venda de caixinhas pintadas à mão... bem, na verdade ainda não percebi realmente como é que se chama essas coisas que estarão à venda.

Mas continuando, hoje vi uma coisa que realmente teve graça enquanto andava por lá.
As Malhadinhas (comuns na fauna Ibérica) meteram muita graça porque eram cinco e todas a juntas a fazer uma dança territorial*1 ou então a tentar fazer uma dança nupcial*2 com se calhar alguma fêmea que estive-se lá! Mas parecia aqueles filmes de comunidades de borboletas, todas juntas a voar e muitas!

*1- Normalmente é mais comum observar nesta espécie em particular, um dança territorial entre machos, que o objectivo é afastar o macho invasor fazendo seguir até um local longe do seu território. Depois afasta-se a uma velocidade enorme (o máximo que conseguir) e o macho invasor fica, como se diz, á Toa!

*2- Uma dança Nupcial é quando um macho e uma fêmea da mesma espécie se encontram e 'namoram' um bocado até ver se a fêmea aceita o macho, ou não. Depois quando as fêmeas não aceitam vão os dois à sua vida mas por vezes o macho vai atras para tentar a sua sorte outra vez (normalmente as danças nupciais e territoriais podem-se confudir)!

2 comentários:

Raul Martins disse...

És mesmo um especialista em borboletas, pois já consegues ir vendo e tentando descobrir que tipo de danças acontecem entre as borboletas. É assim mesmo. Eu realmente às vezes vejo as borboletas a rodopiar umas com as outras mas nunca pensei o que poderia ser.
Assim vamos aprendendo coisas.
Espero que a tua mãe tenha tido uma boa jornada na feira de azeitão.
Eu já estive ai por perto. Estive um ano a acampar no Conventinho da Arrábida. Desciamos a serra para ir à praia e era um espectáculo.
Ai na serra deve haver muitas borboletas.
Bem amigo. Um abraço.

kiko disse...

Obrigado. Já vi o mail no gmail obrigado, outra vez, vou já mudar!

Borboletasemazeitao