domingo, 19 de setembro de 2010

Borboleta do Medronheiro (Charaxes Jasius)

A Borboleta do Medronheiro é a maior borboleta diurna de Portugal. As fêmeas têm em média 8cm de envergadura, mas onde eu vivo em geral passam esse número, que até as confundo com pássaros não só pelo tamanho, mas pela maneira como voam.
A partir de fins de Agosto este espécie torna-se comum em quase todo o território português sendo possível ver os machos a perseguirem-se uns aos outros e as fêmeas a voarem por entre as folhas mais altas das àrvores.
Eu tenho a sorte de poder criar esta espécie ( a minha preferida :P) na minha estufa, e aqui estão algumas fotos:













Se alguém estiver ou pensa em criar esta espécie, tem de saber que estas borboletas não se alimentam de pólen ou néctar. Alimentam-se dos sucos da fruta (especialmente figos) e de saís minerais (água).


3 comentários:

dermatite disse...

Boa noite! Encontrei o seu blog pois andava à procura de uma fotografia de uma lagarta igual à que encontrei no meu quintal. Ela é maior (cresceu desde domingo) que o meu dedo médio, é verde alface com umas riscas em V azuis, amarelas e um tom de verde mais escuro. Como não posso colocar foto aqui e se quiser ver e talvez identificar a borboleta o meu email é dermatite@gmail.com. Ah! Encontrei-a nas folhas do limonete (ou lucia-lima).

Ana Carina disse...

Olá Kiko! Espero que esteja tudo bem contigo e com as tuas borboletas.

Recordo-me que falaste que há um borboletário na Estufa Fria em Lisboa. Mais se mantém? Adorava ir visitar um fim-de-semana deste. Podemos tirar fotos?

Obrigado e continua o teu trabalho porque estás de parabéns!

francisco disse...

Ana, o borboletário localiza-se no Jardim Botânico de Lisboa. Mais informações aqui:
http://static.publico.clix.pt/borboletasnaweb/