segunda-feira, 24 de março de 2008

Tempo de vida em Cativeiro / Ajudem as Borboletas

Pelo que observei na minha estufa as borboletas podem viver 1 semana se ainda forem novas.
As mais velhas, cerca de 2 a 4 dias de vida.

E agora queria dizer umas palavrinhas:

Nós, Natura, 3za, Bluebhuterfly, Admin e eu Butterkiko....

Todos nós temos um pequeno (grande) fascinio pelas borboletas e gostamos de criar algumas borboletas. Acho que encontrarmo-nos todos na Internet é uma grande coincidência, mas mesmo assim somos poucos. Não é dificil arranjar uma plantinha para pôr no nosso jardim ou num terraço por isso façam isto pelas borboletas!

A sério mesmo em cidades não é dificil criar borboletas com uma ou duas plantas, acreditem!

As borboletas vão um dia desaparecer com os problemas que estamos a fazer à Natureza, mas as borboletas em especial! Até em Selvas Tropicais mais de metade das espécies de borboletas e outros animais estão em perigo! Ajudem... ajudem as borboletas!!!!!!

3 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Kiko, as borboletas em média vivem muito mais do que isso (os papílios vivem meses!!!)... Por favor, quando elas sairem das crisálidas SOLTA-AS para irem à sua vida. Só faz sentido um fascínio e um hobbie que as proteja e lhes dê oportunidades ao ar livre. Para as manter em cativeiro as condições devem ser muito especiais como as do Lagartagis, que é amplo e adequado. Elas provavelmente morrem por não terem as condições adequadas. Promete que as soltas!!!!! Beijinhos

kiko disse...

Professora houve um grande engano!!! A Malhadinha que disse que viveu uma semana, não tinha morrido, ainda está viva!
Encontrei-a numa flor ao sol, é que existem muitos esconderijos pela estufa!

E disse que vivem uma semana enquanto eram novas mas não contem os dias que ela tinha!! Já devia ter uma semana!!!

É fêmea e está com outro macho na esponja com água mel a beber (na altura em que as vi!) e eespero que acasalem pois já sei qual a planta hospdeira que são Gramineas (Trigo, Poa) e sei onde existem na zona onde vivo, prometo que amanhã irei lá buscar só para elas!

Depois disto tudo queria dizer que, estou a fazer uma colecção de borboletas com as que tive na estufa, depois divulgo nas aulas!

Adeus e até terça (se não nos encontramo-nos 'internetmente falando')!!!

Keila bióloga disse...

Olá amigos... Encontrei um grande amor "as borboletas" apesar de estar mestrando em agronomia, começei nessas ferias a criar borboletas desde o ovo até o imago. Depois do imago formado eu os solto no meu quintal mesmo. Estou cronometando e marcando todos os acontecimentos de todas as fases. Ainda não sei a especie que tenho, mais elas são de tamanho médio e amarelas com preto nas extremidades.
abraço e continuemos nosso trabalho com os lepidópteros